quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Tarô Quântico. Eliminando etapas no processo de mudança.


O jogo de Tarô Quântico tanto quanto a terapia é um desafio. É um convite a nossa capacidade de reflexão e de mudança, e nos conecta diretamente com a voz do nosso coração.
A partir das mensagens das cartas, abrem-se novos caminhos e possibilidades, novos pontos de vista são percebidos para que façamos as melhores escolhas.

E como se dá esse processo?
São representações dos arquétipos universais, padrões estruturais de comportamento que orientam o modo como olhamos o mundo e como somos por ele influenciados.
Os arquétipos estão profundamente enraizados na psique que ultrapassam a esfera da memoria pessoal, consciente ou inconsciente dos indivíduos, apresentando-se como fatores formadores do inconsciente coletivo.
As imagens das cartas do Tarô apresentam esses temas Arquetípicos.

E nos perguntamos porque sai precisamente esta ou aquela carta?
E qual a razão para o significado da carta representar tão próximo o que realmente sentimos naquele momento?
O que de fato nos relaciona de forma tão intima ao simbolismo das cartas?

Sincronicidade: o princípio pelo qual os oráculos podem ser reveladores. 
Jung, o grande psicanalista suíço, debruçando sobre o assunto dos oráculos, percebeu a existência de um fenômeno que ele chamou de sincronicidade. Pareceu haver uma ligação do estado interno com eventos externos, de um evento físico e objetivo com um evento psíquico. Jung, observou também que essas coincidências costumam aparecer mais em determinados momentos da vida de uma pessoa, como em épocas de crise, de mudanças, quando sentimos pressionados a assumir um novo papel ou sofremos perdas, em resumo, quando nosso estado emocional é alterado.
Nesses momentos ficamos mais abertos a acessar os arquétipos do inconsciente coletivo. 
No Tarô, ao escolhermos determinada carta ao acaso, o inconsciente é ativado e por uma coincidência bastante significativa apresenta justamente a imagem arquetípica do arcano que melhor representa a situação interior e exterior do consulente.
Pelas descobertas da física quântica, sabemos que a realidade de tudo que vivenciamos é fruto do envolvimento, da decisão de focar neste ou naquele aspecto ou qualidade de uma situação. Ou seja, pelo nosso modo de ver as coisas ao determinarmos o que queremos observar, influenciamos a realidade, que nos será revelada como uma possibilidade real, dentre outras que não receberam a energia do nosso foco. 
O futuro, como algo determinado e imutável, não existe. O que existe é um mar de possibilidades, dentre as a quais aquela que, recebendo a energia do nosso foco ou atenção se apesentará como realidade.
O autoconhecimento nos permite a visão dos nossos potenciais e limites, e a observação do fluxo dos nossos pensamentos e sentimentos cria possibilidade de transformar nossas vidas para melhor. 
Sob essa perspectiva temos no Tarô Quântico uma ferramenta incrível para percebermos quais padrões mentais estamos acostumados a usar sem tomar consciência. Ele nos mostra os condicionamentos, hábitos e posturas que devemos alterar para concretizar uma realidade mais positiva.

texto original: Edna Wlassow, psicanalista - Tarô Quântico, transforme sua realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário