quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Lord Ganesha

Sua enorme cabeça representa a capacidade de se assimilar e analisar o conhecimento. O sábio nunca esquece sua verdadeira natureza (memória de elefante). E suas orelhas enormes representam o atributo da sabedoria de ouvir atentamente e em silêncio; esses são os dois primeiros passos para a auto-realização, Svaranam (escutar os ensinamentos) e Mananam (refletir sobre eles) sendo representados por sua cabeça e suas orelhas grandes.

A tromba representa viveka (capacidade de discriminação, que sempre desponta da sabedoria). Com sua capacidade de discriminar entre o grosseiro (arrancando árvores, e tudo mais que apareça no seu caminho) e o sutil (pegando uma fruta ou uma flor do alto de uma árvore sem danificá-la).

Seu olhar meigo e doce representa o atributo de saber ver as coisas com serenidade e paciência.

A presa quebrada representa o conhecimento da imperfeição e o fato de já haver superado a dualidade ou a luta dos opostos (frio-calor, prazer-dor, alegria-tristeza), tendo atingido um estado de equanimidade.
A barriga enorme (lambo dhara) representa a capacidade de engolir, digerir e assimilar todos os obstáculos, assim como os ensinamentos, transformando-os em conhecimento vivo. É conhecido como o “removedor dos obstáculos”, pois leva em sua barriga o conhecimento e os obstáculos.

O rato que aparece aos seus pés representa o desejo com sua voracidade, cobiça e descontrole. Rouba mais do que se pode comer e estoca mais do que se pode guardar. O sábio tem total controle dos desejos, por isso o rato olha para cima e aguarda sua permissão para “comer” os objetos dos sentidos. Representa também o seu veiculo, isto é, o sábio tentando passar sua Sabedoria Infinita através de seus equipamentos finitos (corpo e mente).

Os quatros braços com as quatro mãos e o conteúdo de cada uma delas, podem ser descritos da seguinte forma:

Numa delas carrega um laço, que representa o amor por meio do qual Ganesha conduz a mente e o coração dos seus devotos à sabedoria real;
Na outra, carrega um machado, que representa a possibilidade de se cortar todos os obstáculos do caminho dos devotos;
Numa terceira, há o mudra da paz e do equilíbrio interior com o qual protege e abençoa eternamente seus fieis;
Na quarta, há um prato de doces de amrita, que representa a alegria e o contentamento interior que se obtém através do conhecimento supremo.
Na imagem do Deus-elefante, a chave para o conhecimento

GANESHA é o Deus do Conhecimento e o Senhor dos Obstáculos do mundo material. Ele é tradicionalmente invocado antes de qualquer empreendimento, pois é o protetor de tudo o que possa ser considerado auspicioso.

GANESHA representa o Homem em Plenitude e os meios da realização desta plenitude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário